A cidade medieval de Cesky Krumlov parece uma miniatura de tão pequena, mas é exatamente sua graciosidade que atrai turistas de todas as partes, o ano todo. Essa foi nossa escolha saindo de PRAGA para VIENA. De tão pequena até dá pra ver tudo em um dia, mas aí você não vai entrar no clima e não vai nem aproveitar o sossego desse lugar.
O rio que corta a cidade é o Vltava, o mesmo vindo de Praga, e, assim como na capital tcheca, no verão é comum concentrar as atividades mais divertidas, como passeios de barco para os casais enamorados, ou atividades esportivas (rafting e canoagem) para os grupos de amigos.
Cesky Krumlov
A cidade é formada por ruas estreitas, com pouquíssimos carros e ônibus circulando, o que, garante muito silêncio e tranquilidade.
Barulho, só o do rio, dos sinos e de alguns músicos pelas ruas… um sonho! Separei dicas de onde ficar e o que fazer em Cesky Krumlov, a pequena cidade do interior da República Tcheca.

Onde ficar em Cesky Krumlov
Existem muitos hotéis, pensões e albergues na cidade. A maioria é simples e todos são bem localizados pois as distâncias são realmente muito pequenas.
Ficamos no Hotel U Maleho Vitka, simples, rústico e barato, mas com uma história interessante. O hotel é o resultado da junção de 3 casas burguesas medievais que foram transformadas.
O único porém é que para chegar aos quartos é preciso subir escadas e não há ninguém para carregar as malas. O café da manhã básico e o wifi tem sinal muito bom.
Outra opção é o Castle View Apartments, que possui quartos amplos e luxuosos, além de ficar localizado na entrada do Castelo, o principal cartão postal da cidade.
Como chegar em Cesky Krumlov
Para chegar em Cesky Krumlov a partir de Praga a melhor opção é o trem, numa viagem de 3:30h de duração. Prepare-se para encontrar uma cidadezinha pequena, fofa e diferente de Praga. Tem bem menos turistas e os preços são consideravelmente mais baratos, se compararmos com a capital. Só pra dar um exemplo: o almoço em Praga sai quase o dobro de um almoço em Cesky Krumlov.
Se você está indo para o Leste Europeu confira todas as dicas de Praga, Viena, Budapeste em nosso ROTEIRO de 20 DIAS PELO LESTE EUROPEU.
1 ou 2 dias em Cesky
A vida na pequena cidade gira basicamente em torno do centro histórico medieval (do século XIII). Reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO são imperdíveis a visita ao Castelo, que abriga um museu e sua torre cilíndrica, além do teatro barroco, o mais antigo do mundo.
Atrações à parte, o que vale nessa viagem é ficar passeando por suas ruelas e pontes, e ir se perdendo (no espaço e no tempo!) nos muitos restaurantes e lojinhas de souvenirs.
Na praça central Namestí Svornosti há alguns restaurante e também é lá que fica o Infocentrum, onde você pode se informar sobre os acontecimentos da cidade. Vale a pena conferir o calendário oficial para saber quando acontece o Festival de Música, no verão.
Outra atração clássica de Cesky Krumlov é a Cervejaria Eggenberg (na rua Latrán 27). Não conseguimos visitar pois estava fechada para reformas até o dia 31 de dezembro de 2015. Mesmo não sendo possível fazer o tour guiado pela cervejaria, encontramos a cerveja em restaurantes da cidade, sendo uma das melhores de todas que provamos na viagem pelo Leste Europeu!
A cervejaria leva o nome da família nobre austríaca que adquiriu as terras de Český Krumlov em 1662. No tour guiado eles explicam sobre o engarrafamento, a fermentação e a armazenagem da cerveja.
Onde comer em Cesky Krumlov
Two Marys, uma taberna tcheca típica, bem rústica e com mesas do lado de dentro e de fora, na beira do rio Vltava (rua Parkan 162). O restaurante também é simples e com bom preço. Pedimos o frango com batata por recomendação de um guia, mas acho que qualquer prato é bom, pelo menos pelo que vimos nas outras mesas.
Nonna Gina, fica no final de um bequinho (bem em frente ao portão que dá acesso à entrada do castelo). A comida italiana e o preço são bons. Experimentamos lasagna a bolognesa e gnocci al pesto.
Ahh não posso deixar de falar sobre o tradicional Trdelník, uma espécie de pão assado em forma de rolo. Coberto com açúcar, é uma delícia e pode ser encontrado em Praga e em Budapeste. Além do Trdelník, outra sobremesa é o crepe de banana com chocolate da MLS Crêperie. Fica ao lado dessa janelinha aí da foto.
Em Cesky Krumlov falam um pouco menos inglês do que em Praga e aceitam o Euro, além da Coroa Tcheca. Mas assim como em Praga o cigarro por aqui também é liberado, mesmo em ambientes fechados!! As leis anti-fumo precisam chegar logo na República Tcheca pois já tinha me desacostumado a sentir fumaça em restaurantes.
Depois de conhecer Praga e Cesky Krumlov posso dizer que AMEI a República Tcheca, um país de gente muito acolhedora e simpática. Espero poder voltar o quanto antes para conhecer outras de suas jóias como Cesky Budejovice, Telc e Pilzen.
0 comments on “Cesky Krumlov: No meio do caminho, uma jóia”
1 Pings/Trackbacks for "Cesky Krumlov: No meio do caminho, uma jóia"
[…] quiser mais dicas do Leste Europeu, leia nossos posts sobre Budapeste, Bratislava, Cesky Krumlov, Viena, Innsbruck e […]